6 Alimentos Saudáveis e Saborosos que Ajudam a Controlar a Glicemia

Uma das maiores dúvidas de quem é Diabético é o que pode e o que NÃO pode comer. As dúvidas já começam no Café da Manhã: Será que substituindo o pão branco por pão integral, consigo baixar a glicemia pós prandial? Posso comer ovo?

No almoço devo substituir o feijão por ervilha? No lanche será que uma tapioca faz mal? O que comer no jantar? Enfim dúvidas é o que não faltam sobre alimentação para quem tem Diabetes.

Segundo o Ministério da Saúde, a Diabetes é a terceira causa de morte no Brasil. Na última década ouve um aumento de 54% no número de diabéticos em todo o mundo.

Na maioria dos casos, o paciente não consegue controlar seu nível glicêmico, pois consome alimentos com alta concentração de carboidratos, portanto por mais que use medicações e faça exercícios o nível de açúcar permanece alto e fora de controle.

Para auxiliar quem é Pré-Diabético ou Diabético Tipo 1 e Tipo 2, organizamos nesse artigo as propriedades e benefícios de 6 alimentos saborosos que auxiliam a controlar seu nível de glicemia. Os alimentos são:

> Abacate
> Beringela
> Orégano
> Banana Verde
> Azeite
> Chá Verde

Veja abaixo as propriedades e benefícios de cada um.

tem diabetes?

Antes, vale a pena um esclarecimento: Afinal, o que é índice glicêmico (IG)?

Ele existe desde 1981, foi desenvolvido pelo pesquisador David Jenkins, da Universidade de Toronto.

Com base em um alimento padrão, que pode ser o pão branco ou o próprio açúcar, é medido a quantidade fixa de carboidratos que cada alimento contém.

O número é obtido por meio de uma curva glicêmica produzida por 50g de um determinado alimento em relação à curva de 50g de carboidrato do pão branco ou açúcar.

A partir daí os alimentos são classificados em Baixo, Médio e Alto índice glicêmico. Ou seja, potencial em aumentar a a glicose na corrente sanguínea.

Nos próximos parágrafos reunimos informações muito importantes para você, baseadas em estudos de médicos e nutricionistas sobre alguns alimentos.

Abacate é Gorduroso ou um Aliado?

abacate-e-diabetes

A maioria das pessoas quando pensa em Abacate, já associa: E gorduroso e por isso faz mal.

Porém o Abacate tem gordura sim, porém é benéfica rico em Ômega 9, que aumenta o bom colesterol, tem propriedades anti inflamatórias e anti oxidante poderoso que previne o envelhecimento.

Essa gordura deixa o processo de absorção dos alimentos mais lento, proporcionando ainda maior saciedade.

Berinjela: desde que não seja crua

beringela-e-diabetes

Crua a berinjela possui uma quantidade grande de solanina, uma substância que pode provocar distúrbios intestinais.

Porém ela é uma grande amiga de quem tem Diabetes, pois possui alta concentração de fibras. Quando consumimos esse legume, o açúcar do sangue passa a ser absorvido com maior lentidão, auxiliando assim no controle dos níveis de glicemia.

Óregano: muito mais que um tempero de pizza

oregano-e-diabetes

Não é porque você é diabético que não pode comer uma comida bem temperada e saborosa. O orégano, pode ser utilizado em molhos de massas, torradas, tortas de legumes, purês, saladas e diversos outros pratos.

Essa erva aromática é uma poderosa aliada contra os radicais livres, além de antioxidantes que dificultam o acúmulo de gorduras nas artérias, favorecendo a digestão e auxiliando no controle da Diabetes.

Pensa que para por aí? O orégano também é antibacteriano, antifúngico, diurético, expectorante e devido a presença de timol em sua composição estimula nosso sistema imunológico.

Banana Verde: Amido, Vitaminas e Minerais

banana-verde-e-diabetes

A medida que amadurece, o amido presente na banana, é convertido em açúcar, por isso que quando madura tem alto valor energético, daí um dos motivos de preferir consumir ela ainda verde.

Ela libera o açúcar na corrente sanguínea de forma bastante gradual, auxiliando assim no controle do nível glicêmico.

Nesse estágio possui uma quantidade alta de amido resistente, que favorece a mucosa intestinal, contribuindo para a absorção de nutrientes. Possui também uma lista enorme de vitaminas e minerais.

Existem várias formas de se consumir banana verde, uma das mais populares é a farinha. Mas pode aproveitar a casca, no preparo de bolos, por exemplo e também a biomassa que pode ser feita em casa (se lhe interessar deixei seu comentário que postamos aqui uma receita bem prática)

Azeite: o ouro líquido

azeite-e-diabetes

O azeite vem sendo chamado de ouro líquido, previne doenças cardíacas, câncer, hipertensão, faz bem pra pele, cabelo, cérebro e auxilia no controle da Diabetes.

É constituído de gorduras monoinsaturadas que reduzem o colesterol ruim (LDL), reduzindo assim o bloqueio de artérias. Possui Vitamina E, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

As gorduras presentes no azeite, estimulam a secreção de hormona chamada glucagon que contribui para aumentar a taxa de secreção de insulina no pâncreas.

Ainda auxilia no processo digestivo e previne a constipação.

tem diabetes?

Chá verde: Faxina no Organismo

cha-verde-e-diabetes

Ele possui uma quantidade considerável de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, são eles: manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e vitamina B2.

Contribui para perder quilos indesejáveis e realiza uma verdadeira faxina em nosso organismo, melhorando nosso sistema imunológico, reduz o risco de doenças cardiovasculares, redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL).

O chá verde é preparado a partir de folhas e brotos de uma erva chamada Camellia sinensis.

É bom ressaltar que o chá de saquinho é menos eficiente, pois parte das propriedades se perdem no processo industrializado, além de ter na mistura o caule da erva possui menos nutrientes.

Existem algumas dicas para acabar com o gosto amargo do chá (se lhe interessar deixei seu comentário que postamos aqui)

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você, se tiver alguma dúvida gostaríamos de te ajudar. Deixe sua dúvida no botão a direita da tela.

Se achou esse artigo interessante compartilhe e deixe seu comentário abaixo, assim poderemos continuar a produzir mais conteúdos para ajudar a todos.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *